sábado, 8 de agosto de 2009

Lazer: Viagem a Tiradentes




Esta semana, no dia de lazer, darei um relato, mesmo que breve de um passeio muito agradável que fiz esta semana.
Como já observaram no nosso perfil, sou aracajuana de corpo e alma, mas Minas Gerais ocupa um bom espaço em meu coração. E quanto mais conheço, mais me encanto por esta terrinha maravilhosa. Em uns dos dias de nada a fazer, viajei a uma cidadezinha chamada Tiradentes. Muito famosa pelo nome, por participações especiais em novelas, filmes e livros de história, acabei por conhecer um lugarzinho especial em suas atribuições.
Cidade histórica, obviamente, como muitas aqui em MG, ela é encantadora na sua estrutura e sua proposta. Existe muito mais que história em suas ruas de pedra, casas no estilo colonial, arte sacra, cozinha especial e artesanatos delicados para os turistas. Está neste conjunto, uma áurea toda especial, que faz com que possamos vivenciar aquela cidadezinha interiorana, num tempo muito anterior ao nosso, mas sem perder o conforto e a beleza que lhe é peculiar.
Mesmo com todo o movimento de turistas na cidade, e que confesso, não é pequeno, ela nos faz desejar passar dias e dias curtindo o fogão a lenha, curtindo um maravilhoso vinho sec, com queijos finos, enrolados em maravilhosos agasalhos, num friozinho e charmoso clima romêntico. Se tiverem namorado, melhor ainda. Acredito que seja um bom palpite para passeio.
Para os que querem ainda mais, pode-se alugar roupas de época e fotografar para um álbum da nossa bisavó, andar de trenzinho até São João Del Rey, curtir museus, passear de charrete com os guias que explicarão sobre a história da cidade, tomar um chocolate quente na chocolateria da praça principal, andar de cavalo ou pônei, curtir lojas especializada em doces, fotografas e curtir pousadas requintadas e confortabilíssimas, restaurantes aconchegantes, quando não, curtir nessa paisagem maravilhosa, festivais de gastronomia e cinema.

Para os que se interesserem aí vai umas dica:

1. Mulheres, evitem saltos, principalmente os agulhas;
2. estejam preparados pra engordar um bocadinho, afinal de contas, a boa comida mineira não é light e não podemos passar por ela sem ao menos prová-la;
3. Protetor solar;
4. Roupas leves para caminhadas na cidade: tênis, malha, camisetas, etc;
5. Roupas de frio para a noite, pois não é tão ameno assim;
6. Máquina fotográfica pra tirar muitas fotos;
7. Tempo para passear e saborear cada detalhe;
8. Cirtam o entardecer lá. Garanto que não vai se arrepender!
9. Se possível, vá acompanhado, o clima é propício ao romantismo;
10. Por último e não menos importante, estejam preparados financeiramente, pois por ser altamente turística, as coisas não são tão em conta quanto se pensa!

Bom passeio a todos!

Aline

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe também sua opinião sobre o que gostaria de ver por aqui!