quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Terças de decoração: Dicas para aumentar a luz natural


Dicas para Aumentar Luz Natural

Tons Claros Predominantes
Se quiser ganhar mais luz natural em seu ambiente, o móvel principal, ou seja, aquele que ocupa maior espaço, deve ser de um tom claro. Deve optar sempre por tons mais claros para os tapetes que ficam por baixo do sofá ou da mesa de jantar, para os jogos de cama (edredons e lençóis), armários e paredes.
Distribuição Acertada do Mobiliário
Ao decidir como colocar os móveis, tente visualizar como cada um deles vai ficar em cada divisão - a cama no quarto, o sofá na sala - e certifique-se que nenhum deles vai interferir com o bom funcionamento de janelas ou portas. Por exemplo, se o sofá vai ficar debaixo de uma janela, que não impedir de abrir a janela.
Facilitar a Passagem da Luz
Deve facilitar a passagem de luz para todos os cantos. Para separar ambientes, procure soluções que deixem passar a luz. Pode separar a sala de estar da de jantar, através de um arco, e fazer chegar a luz a todo o ambiente com vidro.
Aumentar as Janelas
Caso possa participar do projeto inicial da casa, deve fazer as janelas do maior tamanho possível. Quanto maiores forem, mais luz entra. Quanto mais luz natural entrar, menor virá a conta da luz, pois acenderá menos vezes e por menos tempo as luzes desse cômodo. Além disso, se tiver uma vista privilegiada, com paisagens e a natureza em seu redor, vai tornar a casa muito mais aconchegante.
Marquises Vidro
Se está pensando em fechar a varanda, opter fechá-la em vidro, usando o menos possível o alumínio ou outro material ferroso, para aproveitar ao máximo a luz natural. A cobertura ou marquise em vidro pode aumentar a luz natural na decoração de um quarto e aumentando o nível de concentração e relaxamento para quem dorme lá.
Escolher a cor da pintura
Devemos optar por tons claros na escolha das cores com que vamos pintar as paredes. Uma vez que a área das paredes de um quarto representa a grande parte visível da divisão, uma vez que não existe grande luz natural, é muito importante que escolha uma cor com um tom claro e que fuja das cores com tons escuros.
Pés Direitos Altos
Ter um pé-direito alto, é sinónimo de boa luz natural. Quanto mais alto for o pé-direito, maiores podem ser as janelas e maior será a área por onde a luz natural entra. Se possivel, projete a sua casa com um pé-direito alto, e janelas altas e largas para permitir que a luz entre.
Pisos que refletem a luz
Escolha pisos que refletem a luz. Se escolher a madeira, opte por madeira em tons claros, como o carvalho ou o pinho. Os mármores e granitos polidos com a sua superfície brilhantes também são bons refletores de luz.
Mobiliário Estilizado
Se comprar mobiliário, opte por um mobiliário mais estilizado, mais moderno, de linhas direitas e simples. Coloca só o imprescindível. Não sobrecarregue o espaço, pois assim a luz circula melhor. Opte por madeiras em tons claros, portas ou superficies em cristal que refletem muito bem a luz natural.

Estas são algumas dicas para deixar seu ambiente mais claro, permitindo que entre mais a luz natural, diminuindo a conta de energia elétrica.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe também sua opinião sobre o que gostaria de ver por aqui!