terça-feira, 4 de agosto de 2009

Segundas de saúde: Coletor Menstrual


Alguém já ouviu falar de coletor menstrual?
Eu ouvi há pouco tempo e achei a idéia super interessante, além de trazer economia e ser ecologicamente correto.
Participo de um grupo de mães super antenadas com as novidades, principalmente as naturais e as que podem ajudar pelo menos um pouco a natureza.
O coletor menstrual é um absorvente lavável interno, que só era vendido na Europa e nos Estados Unidos (onde é mais conhecido), mas que já pode ser encontrado aqui no Brasil.
Eu encomendei o meu no site Guia Vegano http://www.guiavegano.com.br/ e chegou em 4 dias úteis.
A primeira impressão que a gente tem é de estranheza (como colocá-lo, é um objeto de aspecto pouco conhecido e parece enoormeee). Tem que aprender a colocar direitinho para não vazar. A técnica é parecida com o absorvente interno, com a diferença que você tem que dobrar o coletor para ele poder entrar. Uma vez posicionado, ele se expande e faz uma espécie de sucção no colo do útero, o que garante que ele está bem posicionado e que não vai vazar.
O coletor possui um cabinho para puxar, que pode ser aparado conforme a necessidade, já que se ficar muito grande, pode machucar, fazer algum corte...
Aqui embaixo seguem algumas dicas do site da querida Flávia Oliveira:

Limpeza - Você tem que limpar o coletor a cada troca. Eu faço assim (meu banheiro tem uma pia em frente). Sento no vaso, tiro o coletor, despejo o conteúdo dentro do vaso e passo uma água nele para tirar o excesso, seco e recoloco novamente. Na hora do banho eu lavo o coletor com sabonete para higiene íntima (eu gosto mais do Lucretin), seco e recoloco após o banho. Quando você não tem uma pia próxima, você pode levar uma garrafinha com água para o banheiro e lavar o coletor com essa água ou usar lencinhos umidecidos para tirar o excesso antes de colocá-lo novamente (eu faço isso quando vou a banheiros públicos).
Periodo de trocas (na verdade não é uma troca e sim um esvaziamento para depois recolocá-lo) - Para mim depende do volume do fluxo. No meu 2o. dia eu tenho que esvaziar a cada 3 ou 4 horas senão vaza (como também acontece com o OB). Nos outros dias eu fico com ele direto e às vezes até esqueço que estou usando. Mas sempre na hora do banho eu tiro para lavar.
Tamanho - os dois tamanhos são em função do seu colo do útero. Se você já teve um parto normal ou tem mais de 40 anos tem que comprar o tamanho maior (A ou 2). Caso contrário, compre o tamanho menor (B ou 1).

Produtos disponíveis no mercado atualmente:
1) DivaCup: é feito em silicone, fabricado no Canadá.
2) The Keeper: é o precursor dos modelos modernos (desde 1987), Americano, feito em borracha/látex (as desvantagens são: o produto é mais feio e deve ter uma rejeição maior; e mais importante, há pessoas com alergia a Latex).
3) The Moon Cup: é o mesmo modelo do The Keeper e do mesmo fabricante, só que em silicone
4) MoonCup: modelo Inglês, em silicone
5) Lunette: modelo Finlandês, em silicone
6) Green Donna: do site Guia Vegano (ESSE QUE EU COMPREI)

1 comentários:

Ritta Costa on 6 de setembro de 2009 às 00:02 disse...

menina, to besta, nunca tinha ouvido falar desse trem..rsrs

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe também sua opinião sobre o que gostaria de ver por aqui!