terça-feira, 7 de julho de 2009

Os cincos passos para a brilhante autoconfiança


O primeiro passo é: goste de si mesmo. Gostar de si mesmo é o mais importante ingrediente da autoconfiança. Pessoas que se amam são alegres e otimistas, sentem-se bem consigo mesmas, e os outros gostam de estar com elas.
O segundo passo: escolha seus pensamentos. Você é a soma total dos seus pensamentos; E a diferença entre um otimista e um pessimista está no que cada um escolhe como centro do pensamento. Em todos os momentos, você tem a liberdade de escolher que pensamentos vai conservar e quais vai dispensar. Por isso, toda vez que se sentir deprimido, desanimado ou pessimista, mude a direção de seu trem de pensamentos imediatamente. É simples: diga não aos pensamentos negativos e procure outros que possam criar um estado de otimismo e alegria.
O terceiro passo para a autoconfiança é: observe as pessoas confiantes. Tente descobrir como elas conseguiram, observe suas características, preste atenção ao modo como falam e se comportam. Procure-as, ouça-as, imite-as...
O quarto passo é: escolha as influências. Você sabe que está exposto a influências e opiniões de todos os tipos e isso é algo que não se pode evitar. O importante é estar consciente do que o influencia e saber a quais influências quer se expor. Inunde sua mente com idéias e pensamentos mais animadores e positivos que puder encontrar. Comece a cortar e filtrar pontos de vistas negativos e pessimistas que ouvir. Desenvolva imunidade ao pessimismo, de modo a não absorvê-lo.
E, finalmente o quinto passo para a autoconfiança: cuidado com as comparações. A maneira mais rápida de acabar com a autoconfiança é comparar-se a pessoas erradas. Por isso, não coloque ninguém num pedestal. Não se ache inferior a ninguém. Esqueça as comparações e escolha alguém apenas para servir de modelo, uma pessoa que tenha qualidades e características que você admira e que poderá ensinar a você alguma coisa.
Adaptado do livro de Fiona Harrold, “Seja o treinador de sua vida”, Ed. Best Seller

3 comentários:

Anônimo disse...

que graça que tá esse blog! amei o template, é do blogspot mesmo ou é personalizado, hein?! parabéns as duas. é sempre lindo ver que as amizades podem ser verdadeiras independente da distância. o triste é, como aconteceu comigo, quando a gente vive anos achando que temos amigas na net e porque a gente pisa na bola uma vezinha só, já é motivo delas se afastarem e sequer dar a chance da gente se explicar e mostrar que tudo não passou de um grande mal-entendido. apesar de me ressentir ainda quando falo sobre isso, sei que Deus conhece meu coração e que nunca fiz nada pra magoá-las :-(
mas... a vida é assim né?! por outro lado, tenho hoje amigas que apesar de não nos conhecermos pessoalmente, são mais chegadas que uma irmã :-)
[ ]´s!

Unknown on 11 de julho de 2009 às 16:52 disse...

Oi Silvinha,
Obrigada por postar no nosso blog. Pois é, amizade é tudo de bom e é o que podemos levar por todas as nossas vidas. Temos que saber cultivá-las, mas isso não é fácil. Existem pessoas e pessoas, dias e dias e eu acho que aí está a beleza das relações, a monotonia quebrada e a criatividade humana.
Olhas nossa postura e deixar o tempo correr as vezes são chaves para uma boa amizade.
Abraços

Aline

Chiisana Hana on 11 de julho de 2009 às 17:44 disse...

Oie, meninas!
Tá lindo o blog!
Eu preciso mesmo fazer tudo isso aí, especialmente o segundo passo!
Beijossss!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe também sua opinião sobre o que gostaria de ver por aqui!