segunda-feira, 27 de julho de 2009

Segundas de saúde: Gripe suína, H1N1, Influenza A


Gripe Suína em crianças? Sai fora!
Crianças menores de cinco anos estão no grupo de risco, pois sua imunidade não está completamente formada. Além delas, gestantes, idosos, hipertensos, obesos, cardíacos e pessoas com problemas pulmonares são os mais suscetíveis ao vírus.
A chamada gripe suína (H1N1) ou Influenza A, é uma gripe como outra qualquer, diz o governo.
Porém o medo das mães é compreensível, já vi uma pessoa de 28 anos saudável morrer de gripe suína, mas nunca vi ninguém morrer de gripe normal.
Enquanto o epidemia não cessa, vão abaixo alguns cuidados que todos sabemos, mas não custa relembrar.
Lave as mãos um milhão de vezes por dia, com água e sabão.
As pessoas espirram, tossem, e o vírus se espalha pelo ar, se instalando em mesas, cadeiras, corrimãos e qualquer outra coisa que você tocar!
Lavando as mãos você evita a "locomoção" do vírus.
Se você tem crianças pequenas evite sair de casa para lugares aglomerados.
O risco de pegar gripe em shoppings e ônibus é muito maior.
Não vá ao hospital se ficar gripado.
O risco de ter gripe comum e acabar infectado com gripe suína no hospital é grande. Em caso de gripe sem febre, tome bastante líquido, descanse, se alimente bem e ligue para o seu médico. Ele saberá que remédio contra a gripe você ou seu filho deverá tomar.
Se você tiver os sintomas da gripe suína (principlamente febre) telefone para o Disque Gripe (0800 28 10 100), onde eles te informarão em que locais você deverá ser atendido.
Não tome medicamento para Gripe Suina (Tamiflu) sem o conhecimento do seu médico, tomar remédio sem necessidade torna o vírus da gripe mais resistente.
Os sinais da Gripe A são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; Assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular. Evite viajar (aeroportos e rodoviárias são lugares de transmissão), receber visitas, evite inclusive cumprimentar pessoas com beijinhos ou aperto de mãos.
Ande com lenço descartável e alcool em gel na bolsa, para a pronta desinfecção do que você precisar usar.Pode parecer paranóia, mas todo cuidado é pouco.
Crianças livres da gripe suína, aqui vamos nós!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe também sua opinião sobre o que gostaria de ver por aqui!