segunda-feira, 13 de julho de 2009

Segundas de saúde - Oneomania


Vocês sabem o que Oneomania ? É o desejo incontrolável de comprar e atinge os chamados compradores compulsivos. No Brasil cerca de 3% da população é oneomaníaca.
Estava escrevendo sobre isso no meu outro blog: http://contasemordem.blogspot.com/ e percebi que tenho algumas características dos oneomaníacos, porém acho que este sentimento é comum a quase todas as mulheres, já qual mulher que nunca comprou algo sem a menor necessidade? Quem tem roupas e sapatos parecidos e não sabe explicar o motivo. Não é a toa que a maioria dos oneomaníacos são mulheres.
O problema é quando passa a ser exagerado, porque aí se classifica como doença e deve ser tratada com psicoterapia e psiquiatria, além de remédios.
Alguns especialistas consideram a oneomania uma doença obsessiva-compulsiva. Nesse caso, a pessoa teria outros comportamentos compulsivos característicos, além de comprar – como contar objetos sem conseguir parar, por exemplo. No caso desses sintomas estarem ausentes, a oneomania é considerada um distúrbio no controle dos impulsos.
A doença pode estar associada a transtornos do humor e de ansiedade, dependência de substâncias psicoativas (álcool, tóxicos ou medicamentos), transtornos alimentares (bulimia, anorexia) e de controles de impulsos.
A oneomania também emerge para aliviar sentimentos de grande frustração, vazio e depressão. É um desejo de possuir, de ter poder, que fica reprimido. Ao não conseguir dar vazão ao seu desejo, a pessoa sofre uma enorme pressão interna que a leva à necessidade de possuir coisas novas como única forma de prazer.
O consumo é um vício para os oneomaníacos, na hora das compras os sentimentos são de alívio e prazer, mas quando passa o efeito de abrir as sacolas, os sentimentos passam a ser de culpa e arrependimento.
Existem alguns grupos que auxiliam os compradores compulsivos, como por exemplo os Devedores Anônimos. O conceito do D.A. é o de que o devedor compulsivo é uma pessoa realmente doente que pode se recuperar caso ele ou ela siga, com toda sinceridade, um programa simples, que já provou ser um sucesso para outros homens e mulheres com um problema similar.
Outra chave para o controle da doença é a organização financeira: nunca gastar mais do que ganha. Uma planilha financeira de controle de entradas e saída pode ajudar e muito. Existe uma no blog http://contasemordem.blogspot.com/.
Por isso, toda vez que for fazer uma compra, pense se realmente você terá dinheiro para pagá-la e se você realmente precisa daquilo.
beijos
Sabrina

1 comentários:

Anônimo disse...

sabrina como ajudar minha irmã que ta se afundando em dividas e fazendo coisas totalmente erradas em relação a negócios?

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe também sua opinião sobre o que gostaria de ver por aqui!