quinta-feira, 23 de julho de 2009

Quartas em Família: Nora x Sogra



Minha sogra, minha nora

Eva não teve sogra, e nem por isso sua vida foi um paraíso. Muitas mães não têm noras, mas sofrem por verem os filhos sozinhos. Será que o relacionamento entre nora e sogra precisa ser ruim? Vamos conversar sobre isso...

Existem alguns enfrentamentos que resultam em confusão na certa, Petistas vs. Malufistas, Torcida vs. Juiz e Gato vs. Rato. No mesmo espírito desarmônico encontramos o relacionamento de Nora vs. Sogra, ou vice-versa, pra ninguém achar ruim. Taí uma relação conturbada, cheia de “diz-que-diz”, mágoas, bate-boca e outros desafetos, por hora denominados picuinhas, pendengas ou pandemônio.

“Ela acha que o meu marido é um bebê”, reclama a nora, irritada com os mimos que a sogra destina ao filho, que no caso, já tem 40. “Ela não gosta de mim, tem ciúmes”, rebate a sogra, inconformada com as críticas e cansada das piadas de botequim.

Em busca de respostas para o eterno conflito, a escritora Eden Bowditch e a psicóloga Aviva Samet colheram 53 depoimentos de noras americanas. No livro “O desafio do relacionamento - nora e sogra” as autoras debatem os problemas que cercam as relações boas e ruins.

As razões do conflito
É interessante notar como os motivos de conflitos se repetem. Geralmente, noras e sogras brigam para conquistar espaço na nova estrutura familiar, e não é raro uma querer mostrar mais “serviço” que a outra. Os “temas pivô” de bate-boca geralmente são: criação de filhos, capacidades culinárias, potencial de fazer a família feliz, organização do lar, e por aí vai.
A nora não suporta a forma como a sogra “se intromete” na relação do casal. “Minha sogra esperava que eu seguisse seus passos e assumisse o papel de ‘paparicadora’ do Jim”, revela uma nora, no livro de Éden e Aviva. “Ela costumava colocar o pijama dele na secadora, fazia isso todas as noites, para que estivesse quentinho quando ele o vestisse na hora de dormir... preciso dizer mais?”.
“Acredito ter um tom de voz carinhoso e amigável, mas quando estou conversando com ela (sogra), minha voz fica fria e totalmente desprovida de sentimentos. Houve muitos eventos que me deixaram chateada no curso do meu casamento levando as coisas para este pé”.
As batalhas travadas entre noras e sogras começam logo cedo, ainda no namoro, depois durante os preparativos para o casamento. Relatos de noras inconformadas afirmam que as sogras querem mandar na festa de casamento, palpitando nos enfeites, convites, padrinhos e tudo mais. Casamento este que está só começando, é bom lembrar.
As noras também erram
Piadas de sogra não faltam, mas de nora, é difícil encontrar. Muitas vezes, a sogra até que é legal, mas não consegue estabelecer uma comunicação eficiente com a nora. Ela parece ser intrometida, mas no fundo, só quer mesmo é ser útil, ajudar nos afazeres, ou quem sabe, encontrar sentido para sua vida.
Para a psicóloga Sonia Blota, a nora pisa na bola quando encara a sogra como rival, daí a relação se transforma em competição. “Ao invés disso, deveriam buscar o entendimento”, recomenda. “Também não é bom quando vêem tudo o que a sogra faz como negativo, muitas vezes ela só quer cooperar”.
“As sogras têm mais de experiência de vida e querem aconselhar, mas as noras não aceitam, nem chegam a ouvir”, revela uma sogra paulistana, que não quis ser identificada. “Faço o que posso para agradar, o que muitas vezes é interpretado como intromissão. Me dou bem com elas, mas cada uma para o seu lado.”

Os ressentimentos vão se amontoando
Para Sônia, em relacionamento de sogra e nora é preciso sempre ter esperanças, mas baixar bastante as expectativas, para não se frustrar em caso de turbulências.“Acredito que a base do entendimento não está na simpatia, e sim na empatia, ou seja, na capacidade de se colocar no lugar da outra para perceber as questões envolvidas, e porque cada uma age de determinada forma.” Para Sônia Blota, o principal tema que rodeia todos os conflitos, é a questão da tolerância. “É preciso cultivar a tolerância, pois a sogra pode ser sim uma segunda mãe, diferente da original, mas não menos gostosa de conviver”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na bíblia encontramos um caso atípico, onde o relacionamento entre NORA x SOGRA ultrapassou os limites da amizade (mesmo depois da morte do "filho/marido").
Esta relação tão cúmplice não é corriqueira.
O que está em jogo na questão abordada, é a individualidade do CASAL.
A capacidade de "esposa e esposo", conquistarem seu espaço na sociedade, criar seus filhos, errarem (porque não?).
Ainda que a sogra "só queira ajudar...", será que realmente esta ajuda é tão necessária? Se ela estivesse longe, será que o casal passaria fome?
NÃO É FÁCIL!
Tenho uma convivência superficial com a minha sogra. Finjo gostar da ajuda dela... Ela faz questão de lavar a minha roupa, passar minhas calcinhas, ficar com meus filhos... Já disse expressamente QUE EU NÃO GOSTO DISSO! ME SINTO INVADIDA...
Entrou em um ouvido... Saiu no outro!

NORAS: Por experiência própria... Não briguem... aprendam a lidar com a situação...
Em suas orações peçam a Deus que AS AJUDEM A SUPORTAR, SITUAÇÕES QUE COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS VOCÊS NÃO PODEM MUDAR!

Retaliação não resolverá o conflito!

É duro; é chato; mas um dia se resolve!

Que Deus abençoe vocês...
Um grande Abraço

Anônimo disse...

FALA K EU NAO SEI COZINHAR,K EU NAO SEI LAVAR ROUPA,K NAO SEI PENDURAR ROUPA COITADO DO FILHINHO DELA VIVE ME PEDINDO DINHEIRO ELA ACHA K SOU BANCO RSRS SO PODE E DETALHE NUNCA ME PAGA FAZ QUEIXA DE MIM PRO FILHO E ELE PEDE PACIENCIA PRA ELA TER COMIGO MAS ELA E UMA BRUXA MAL AMADA E MAL RESOLVIDA NA VIDA FALA PRA MIM K ELE E UMA CRIANÇA ELA AINDA GUARDA OS BRINQUEDOS DELE DE INFANCIA VCS ACREDITAM?E INDISCRETA QDO DORMIMOS LA DIZ K FOMOS DORMIR TARDE PORQUE A FESTA TAVA BOA K A CAMA RANGE FALTA DE BOM SENSO DIZ K EU NAO SOU LIMPA KKK MAS KEM NAO GOSTA DE BANHO E ELA ACHO K NUNCA CONHECEU DEPILAÇAO NOJENTA NAO ME CHAMA PELO NOME SO ME CHAMA DE COISA OU COISINHA COMO SE EU FOSSE UM NADA RIDICULA QUER MANDAR NO MEU DINHEIRO TIPO AH VC GASTA MUITO ,PRA K COMPRAR ISSO OLHA O PREÇO,COITADO DO MEU BB VAI TER K TRLHAR TANTO MAS O DINHEIRO K GASTO E MEU E NAO DO FILHO DELA E MESMO K FOSSE INSUPORTAVEL ELA NAO TEM CIUME ISSO JA E DOENÇA NAO RESPEITAR AS ESCOLHAS DO FILHO PQ NAO ME RESPEITA SE NAO ME RESPEITA NAO RESPEITA ELE TBM VIVE FALANDO DAS EX NAMORADAS DELE GOSTA DE ME POR PRA BAIXO EU PRA ELA SOU LERDA,BURRA,IMBECIL SAO OS ELOGIOS K OUÇO DA MEGERA O QUE EU FAÇO COM UMA CRIATURA DESSAS BRIGA ATE POR COMIDA ME AJUDEM POR FAVOR QUERO JOGAR ELA DA JANELA SOU SUPER GENTE BOA NAO MEREÇO TER UMA SOGRA DESSAS

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe também sua opinião sobre o que gostaria de ver por aqui!